voltar.png

Os Sacerdotes do Povo do Custilhão

      

     Das pesquisas efetuadas desde o ano de1560 em arquivos da ADVIS, Torre do Tombo e outros, foi possível encontrar 4 padres nascidos, criados e residentes no Custilhão, praticando o exercício dos seus sacerdócios em outras localidades como; Monteiras, Mouramorta e Castro Daire.

 

      Dentro deste mesmo período temporal, foram encontrados em assentos de batismos, mais 5 sacerdotes que apesar de terem nascido em outras localidades, tiveram a presença assinalada pela perfilhação de filhos com mulheres naturais e residentes ou não, neste povo do Custilhão.

 

                     Datas extremas pesquisadas – 1560 a 1933 

Os sacerdotes naturais deste povo do Custilhão.

 Padre Andre do Crestilhão ou Andre Pereira   (1681-  ----)  -  ver +

 Padre Manuel Ferreira de Carvalho                  (1785 - ----)   - ver +

 Padre Joaquim Ferreira Cezar Doria                (1833-1872)  -  ver +     

 Padre João Ferreira Cezar Doria                       (1870-1933)  -  ver +

          Sacerdote com ascendência ou descendência neste povo do Custilhão.    

     D. Manuel Vasconcelos Pereira, (1731-1786), bispo de Lamego, neto pela via paterna de Antonio Ferreira de Abreu e Maria Ribeira, esta, natural do Custilhão. No ano de 1776, o Bispo D. Manuel, mandou construir a casa da Cerca e o palácio das Carrancas, em Castro Daire.

 Padre Manuel Francisco Gueidam , (1720- 1780), Abade de Ribolhos, avô de Jose da Ponte.

    Em 19 de maio de 1805, o Jose da Ponte, natural de Ribolhos contraiu matrimonio no Custilhão com Florencia Ferreira,               originando o nascimento de um ramo numeroso de descendentes até aos de hoje.

Sacerdotes com paternidade ou parentalidade assinalada em assentos de batismo, referentes a este povo do Custilhão.

 Padre Simon Lourenço                       (1680 - ----)  natural de Sampaio, teve filhos com Mariana da Ilha do Custilhão.

 Padre Antonio Ribeiro Garcez            (1720 - ----). natural e morador em Ribolhos teve filhos com Anna Lourença do Custilhão.

 Padre Jose da Costa                            (1750 - ----)  teve filhos com Luiza Moura em 1790

Relação dos clérigos efetivos no ano de 1731 na freguesia de Castro Daire. ver Doc +.

     Todas as informações contidas nestas paginas do povo do Custilhão,  foram obtidas á partir de consultas efetuadas em documentos existentes nos arquivos regionais, distritais e nacionais como ADVIS e Torre do Tombo e também em sites genealógicos como https://geneall.net/pt/ , https://www.familysearch.org/pt/ e outros. Sempre que possível, a citação da informação terá o endereço ou o arquivo para consulta on line.

     Caso encontre alguma incorreção ou queira prestar uma informação, por favor entre em contato.