voltar.png

Os Sacerdotes no Povo do Custilhão

Padre Manuel Ferreira de Carvalho

Ano de 1785, segundo sacerdote do povo do Custilhão, segundo pesquisas efetuadas.

     Natural e morador no lugar do Custilhão, filho Antonio Lourenço do Pedro e de Margarida Ferreira.; e Neto paterno de Pedro Lourenço e Maria Ferreira. e neto materno de Jose Ferreira de Carvalho e Joana Pereira.

Bisneto paterno de: (Ilegível) Fernandes e Isabel Simoens e Antonio Gonçalves e Maria Coimbra.

Bisneto materno de: Manuel Ferreira e Maria Monteira ou Moura e Domingos Ferreira do Ribeiro e Maria Fernandes.

     Foi batizado no Custilhão numa segunda-feira,  dia 15 de agosto de 1785

Livro de Batismos PT-AMDL-PRQ-CDR04-001-0007_m0298.tif

     Teve os seguintes irmãos;

Maria Ferreira (nasceu em 1783)

João Ferreira de Carvalho 93 anos -- (1793 # 11-dez-1886). Pai do primeiro "Cesar Doria", natural e residente no povo do Custilhão-Castro Daire, de seu nome Padre Joaquim Ferreira Cesar Doria

 Luiza Ferreira (nasceu em 1795)

     É a partir de um filho deste João Ferreira de Carvalho, também chamado João, estudante de Direito na Universidade de Coimbra em 1865. que surge no Custilhão e consequentemente em Castro Daire o sobrenome de "Ferreira Cezar Dória ou apenas Cezar Doria", 

     Sobre o padre Manuel Ferreira de Carvalho, encontrou-se pouca documentação do seu sacerdócio, onde fica-se a saber que é o Cura da paroquia das Monteiras. mas residente no povo do Custilhão. Como cidadão intenta uma ação judicial contra terceiros, sobre o embargo de uma mina ver DOC  que atravessa a sua propriedade pelo subsolo, em 12 de abril de 1822.

Neste processo judicial de embarbo composto de 21 folhas , existem dois mapas concebidos de forma artesanal onde ele procura melhor explicar o que se passa .

ADVIS- Arquivo Distrital de Viseu - maço303 nº 47, fundo Judicial de Castro Daire.

 

Um outro documento encontrado foi o seu "Testamento Eclesiástico" feito por sua mãe Margarida Ferreira, em 10 de junho de 1815.

     Todas as informações contidas nestas paginas do povo do Custilhão,  foram obtidas á partir de consultas efetuadas em documentos existentes nos arquivos regionais, distritais e nacionais como ADVIS e Torre do Tombo e também em sites genealógicos como https://geneall.net/pt/ , https://www.familysearch.org/pt/ e outros. Sempre que possível, a citação da informação terá o endereço ou o arquivo para consulta on line.

     Caso encontre alguma incorreção ou queira prestar uma informação, por favor entre em contato.