top of page

Pão de Queijo no fogão a lenha.

Esta é a forma como fazemos o nosso pão de queijo.



*****

Ingredientes:

* 1 ½ copo de polvilho doce e 1 ½ copo de polvilho azedo. * 1 copo de agua. * 1 ½ de leite de coco e óleo de coco. * Sal q.b. * 200 gr. queijo (raspado) de ovelha e vaca de meia cura do Pouso da Serra. * 2 ovos grandes. * Toucinho Fumado Pouso da Serra q.b.


Passo a Passo Comece por ferver a agua com o leite e óleo de coco e o sal.


Adicione este preparado a mistura de polvilho doce e azedo, mexendo com um utensílio de cozinha até incorporar e formar uma massa mole.


Deixe arrefecer um pouco (até a mão suportar a temperatura), amasse bem e junte os ovos, um a um, misturando bem entre cada ovo.


No final junte o queijo e envolva-o bem na massa.

O toucinho fumado se utilizado é misturado nesta ultima fase, conferindo um sabor a “fumados”.


Faça bolinhas no tamanho pretendido e coloque-as num tabuleiro (não necessita ser untado).


Leve ao forno* pré aquecido a 180º até que estes dobrem de tamanho e apresentem um aspeto dourado. Normalmente 15 a 20 minutos é tempo suficiente.

* Utilizamos fogão a lenha neste receita.


Depois da prova, conseguimos arrancar elogios dos primos "brasileiros, habituados que estão , ao verdadeiro pão de queijo de Minas Gerais, berço desta iguaria.


Dicas: Características do Polvilho Doce ou Azedo Polvilho ou fécula de mandioca é o produto amiláceo extraído da mandioca. De acordo com o teor da acidez é classificado como polvilho doce ou azedo.


O polvilho doce é obtido da lavagem da massa ralada da mandioca e posterior decantação da água da lavagem, para separar o amido de fibras, de material proteico e de impurezas. É submetido à secagem, depois da decantação.


O Polvilho azedo é o amido fermentado em tanques até atingir a acidez aproximada de 5%. Os cuidados durante o processamento definem a qualidade final do polvilho. Fonte: EMATER (MG).


Escaldar o polvilho - ato de juntar um liquido quente/fervente ao mesmo. Muitos afirmam que este processo torna a massa final mais leve e macia.


O polvilho azedo, apresenta uma maior capacidade de expansão da massa, tornando o produto final mais leve e menos umido.


O polvilho doce, confere um acabamento mais denso e crocante.

Diga-nos se gostou.




bottom of page