top of page

Pão de Espelta Pouso da Serra

Serve para ser consumido à mesa e também para a confeção das nossas alheiras.

Pão de Espelta Pouso da Serra.


Receita.


Farinha de Espelta (200g), Polvilho Doce (210g)+Sal (q.b)+Agua (aprox.200g)+ Fermento Fresco (15g) diluído na água. Mexer tudo e deixar levedar durante 30 min.

Vai ao forno pré-aquecido por aprox. 30 min, à 180º/200º. Depois cobrir o pão com uma folha de papel vegetal/alumínio e deixar cozer mais 30 min.

Retirar e não deve ser cortado em quente, para não ficar cavernoso.

Serve para ser consumido à mesa e também para a confeção das nossas alheiras.



FARINHA DE ESPELTA: FIBRA PARA A SUA SAÚDE

A farinha de espelta tem um sabor ligeiramente doce, semelhante à noz?

E sabia que pode ser utilizada em alternativa à farinha de trigo comum e pode ser combinada com as farinhas de arroz, aveia, centeio, trigo-sarraceno ou alfarroba, em receitas de pão e pastelaria?



Os hidratos de carbono deste cereal são absorvidos mais lentamente (índice glicémico de 45 – médio) em comparação ao trigo (índice glicémico 80 – alto). Esta absorção mais lenta, devido ao seu índice glicémico mais baixo, significa que é um alimento que não eleva tão rapidamente os níveis de açúcar no sangue após o seu consumo, permitindo assim uma manutenção mais constante da glicemia (açúcar no sangue) durante o tempo.


Este facto traduz-se em benefícios para o organismo, sendo um deles a sensação de saciedade mais prolongada no tempo.


Apresenta características nutricionais semelhantes às farinhas dos restantes cereais, destacando-se no entanto o seu valor mais elevado em fibra (cerca de mais 2 g de fibra por 100 g comparativamente à farinha de trigo integral) e em proteína (mais 5 g de proteína por 100 g comparativamente à farinha de trigo integral).

O consumo deste alimento de teor elevado em fibra insolúvel ajuda a regular o trânsito intestinal.


Joana Costa, Nutricionista Jumbo. Membro da Ordem dos Nutricionistas nº2074N

bottom of page