Sobrenome Ferreira de Carvalho.
Póvoa de Val de Cuterra e Custilhão.
Em 30 de novembro de 1687, João de Carvalho e sua mulher Isabel João, batizam o seu filho Domingos. .
Em 6 de outubro de 1695, Manuel Ferreira e sua mulher Maria Moura, batizam o seu filho Antonio.
São estes dois registos de batismo com data extrema de 1687, que marcam a origem do sobrenome “Ferreira de Carvalho”, abastados proprietários de “terras ou fazendas” no povo do Custilhão. Dedicavam-se a provavelmente (não se encontrou documentos) a atividade de “Almocreve”, enquanto moradores na Póvoa de Val de Cuterra.
A partir de meados do século XVIII, todos estes habitantes, passam a morar no povo do Custilhão, como mostra vasta documentação de registos notariais e judiciais, provocando o despovoamento da Póvoa de Val de Cuterre. A origem deste êxodo, pode estar relacionado com fatores ainda desconhecidos.
Importa lembrar, que este povoado, pertencente ao povo do Custilhão, estava localizado, junto a estrada Real nº 7, antigo traçado da via romana, na ligação entre as cidades de Lamego e Viseu e também para o rio Douro, através da serra de Montemuro, passagem de excelência de viajantes.
Desta família, derivam outros sobrenomes, construindo outros ramos familiares que se mantem até a presente data, como é o caso dos "Doria" ou " Cesar Doria" de Castro Daire.
Documentação em arquivo relacionada com os "Ferreira de Carvalho."
Final