top of page

EN2 - a mítica estrada nacional nº 2 Atravessa Portugal de Norte a Sul, pelo centro, numa extensão de 738 Km

 

   O acesso rodoviário para o Pouso da Serra é feito através da mítica estrada nacional nº 2 ou  simplesmente EN2 e também pela autoestrada interior norte, A24, através do seu nó de saída "Castro Daire Norte", ambas distantes cerca de 600 metros do Pouso.

    Considerada a via mais extensa do país, com 738,5 quilómetros, a EN2 é a “terceira estrada mais extensa do mundo”, a seguir à rota 66 dos Estados Unidos da América (EUA) e à rota 40 da Argentina.

 

   O troço da EN2 confunde-se com a própria história, sendo que muitos segmentos já eram as principais vias romanas que atravessavam a Lusitânia. Com o passar do tempo, as principais vias foram sendo melhoradas e ligadas umas às outras e até ao final do séc. XIX, grande parte daquela que é hoje a EN2 já era a Estrada Real.

   A Estrada Nacional Nº 2 é uma “estrada histórica, que junta a Estrada Real 5, 7, 8 e 17 e que em 1945 deu origem, no primeiro Plano Rodoviário Nacional à EN2”.

   Permite a ligação entre Chaves a Faro, nesta ordem porque o quilómetro 0 pertence à cidade nortenha, transformando a EN2 numa rota turística que liga Portugal de lés a lés

   De Trás-os-Montes ao Algarve, a EN2 ou Nacional 2, corta o país ao pelo centro, ao meio e atravessa 11 distritos (distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), 8 províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve)32 municípios, 4 serras e 11 rios. Passa pelo interior das povoações e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, as planícies do Alentejo ou as praias do sul do país. Promove também a gastronomia e os costumes de cada zona.

 kmjjjj

Fonte Internet: Mário Rui Andre – Shifter -- Portal Sapo e Associação dos Municípios da Rota da EN2 e gppn2 e outros

bottom of page